11/03/2018

Banco de dados Open Source PostgreSQL


O PostgreSQL, normalmente chamado de Postgres, é um sistema de gerenciamento de banco de dados do tipo objeto-relacional (ORDBMS) com ênfase em extensibilidade e em padrões de conformidade. Como um servidor de banco de dados, sua principal função é armazenar dados de forma segura, apoiando as melhores práticas, permitindo a recuperação dos dados a pedido de outras aplicações de software. Ele pode lidar com cargas de trabalho que vão desde pequenas aplicações single-machine a aplicações de grande porte voltadas para a Internet, onde será utilizada de forma simultânea por vários usuários.
Lançado em 1989, o PostgreSQL é um SGBD de código livre mantido pela PostgreSQL Global Development Group. Os seus desenvolvedores seguem um modelo de criação chamado de "Bazar". Nele é dito sobre as maneiras da engenharia de software segundo suas próprias anotações no processo de criação do Linux.
Por ser de código aberto, o PostgreSQL é bastante usado no ambiente web. Recomenda-se a todos que desejam investir na criação de pequenos sistemas web que se especializem e apliquem o banco de dados PostgreSQL.
O PostgreSQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados objeto-relacional (ORDBMS) baseado no POSTGRES versão 4.21, que foi desenvolvido na Universidade da Califórnia em Berkeley Computer Science Department. Foi pioneiro em muitos dos conceitos que só se tornaram disponíveis em alguns sistemas de banco de dados comerciais mais tarde. O PostgreSQL é um descendente de código aberto do código original desenvolvido em Berkeley e suporta uma grande parte do padrão SQL e oferece muitas características modernas, como é o caso de chaves estrangeiras, functions, triggers, Views, integridades transacionais, data types, funções agregadas, operadores, dentre muitos outros.
Entre os principais recursos do PostgreSQL podemos citar:
  • Chaves estrangeiras;
  • Buscas mais complexas;
  • Software robusto e de alta qualidade com código de manutenção e bem comentado;
  • Administração de concorrência multiversão;
  • Integridade transacional;
  • Desempenho, segurança e alta disponibilidade;
  • Alta Acessilibidade;
  • Apoio ao modelo híbrido objeto relacional;
  • Visões;
  • Gatilhos;
  • Indexação por texto;
  • Linguagem de programação estruturada em diferentes linguagens para procedimentos armazenados, exemplo são pgSQL, Python, Java, Perl, C, etc;
  • Sistema para guardar dados PostGIS, de Sistema de Informação Geográfica.
O que surpreende muitas pessoas é que o conjunto de recursos do PostgreSQL é mais comparável com o da Oracle ou do SQL Server do que com o MySQL propriamente. A única conexão entre o MySQL e o PostgreSQL é que esses dois projetos são de código aberto; Além disso, as características e as filosofias são quase totalmente diferentes. Uma das principais características da Oracle desde a versão 7 foi o "isolamento instantâneo", onde os leitores não bloqueiam escritores e os escritores não bloqueiam os leitores. Você pode se surpreender ao saber que o PostgreSQL foi o primeiro banco de dados a ser projetado com esse recurso e oferece uma implementação completa.
Todos esses recursos oferecem uma grande variedade de opções de implementação para arquitetos de software. Há muitas maneiras de resolver problemas ao criar aplicativos e mantê-los durante longos períodos de tempo. Nos primeiros dias, quando o PostgreSQL ainda era um banco de dados de pesquisa, o foco era exclusivamente em novos recursos legais. Ao longo dos últimos 15 anos, enormes quantidades de código foram reescritas e melhoradas, dando-nos um dos servidores de software mais estáveis e grandes disponíveis para uso operacional. 

🎓 Você gostaria de aprender mais e se tornar um profissional qualificado?
👉 Conheça o treinamento Programação em Java curso completo 


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Ebook Grátis

Tecnologia do Blogger.