09/05/2016

Como manter "limpa" sua instalação Ubuntu

O Ubuntu é a distribuição GNU / Linux mais popular, como tem sido também o mais fácil de usar por muitos anos, tornando-se uma escolha óbvia para cada novato. Como a maioria dos novos usuários não sabem se vão manter essa distribuição, e uma vez que o Ubuntu não oferece todas as ferramentas para este trabalho por padrão, vou dar uma visão geral sobre como manter uma instalação limpa desse sistema.

Evite compilação de fonte

Se a compilação a partir do código não é algo que você realmente precisa, você deve evitá-lo para não causar uma desordem. Enquanto uma compilação de código traz benefícios para o usuário, ela também requer a manutenção do arquivo tar no caso de você precisar desinstalar o software no futuro, e pode resultar na instalação de várias versões do mesmo software em seu sistema. Se você tem que compilar a partir do código fonte, use "checkInstall" em vez de "make install", que assim irá gerar um arquivo .deb que é mais fácil de manusear (desinstalar, verifique conflitos de versão, etc.).

Use comandos de "manutenção"

Atualizando seu sistema através da ferramenta de atualização padrão irá gradualmente acumular pacotes e enchimento do cache. Isso pode ter um impacto maior quando você for desinstalar pacotes de software e suas dependências forem deixadas para trás sem nenhum motivo. Utilize os seguintes comandos de vez em quando para garantir que você elimine as coisas que não são necessárias em seu sistema:


sudo apt-get clean
Isto irá liberar o cache local dos arquivos de pacotes recuperados.


sudo apt-get autoclean
Isto irá limpar apenas os pacotes absolutamente não necessários que não puderam ser encontrados nos repositórios ou uma versão mais recente deles.


sudo apt-get autoremove
Este comando irá remover os pacotes que foram instalados como dependências para um outro pacote que foi removido, e por isso não são mais necessários.

Use localepurge

Localepurge é um utilitário que pode potencialmente salvar-lhe espaço em disco significativamente a longo prazo. Ele remove todos os pacotes de idioma instalados, exceto para o idioma do sistema selecionado. Você pode instalá-lo por "sudo apt-get install localepurge" e ele será executado automaticamente cada vez que você atualizar ou instalar algo. 
Surgirá uma janela durante a sua instalação, mantenha apenas os idiomas necessários. Selecione:
  • pt
  • pt_BR
  • pt_BR.UTF-8
Depois de instalado você deverá executar o comando no terminal pela primeira vez:

sudo localepurge 

Use o utilitário "ucaresystem"

ucaresystem é um utilitário de software para aqueles que se preocupam com o seu sistema Ubuntu. Ele basicamente automatiza o processo de comandos de manutenção, um por um, sendo uma ferramenta de atualização e limpeza completa. Instale ucaresystem adicionando os ppa correspondentes executando os seguintes comandos em um terminal:
sudo add-apt-repository ppa: utappia / stable
sudo apt update
sudo apt install ucaresystem-core

e depois executá-lo com:
sudo ucaresystem-core
 
ucaresystem irá atualizar as listas de pacotes, atualizar as bibliotecas do sistema, instalar as atualizações disponíveis, remover pacotes não necessários, remover versões mais antigas do kernel do Linux, remover arquivos de configuração não utilizados e, finalmente, limpar os pacotes baixados. Uma coisa a notar é que ucaresystem mantém o kernel Linux ativo e a próxima versão anterior como backup. Eu testei este utilitário em derivados do Ubuntu como Elementary OS Freya e funciona sem problemas.

GtkOrphan

Enquanto ucaresystem inclui o comando "deborphan", você também pode usar GtkOrphan para ganhar mais controle sobre o que permanecer no sistema e que será jogado fora. É simples de usar e ele verifica por pacotes órfãos após o lançamento. As opções podem ser encontradas na parte inferior, enquanto um guia perspicaz contém os pacotes não-órfãos e suas dependências mostradas em um modo de exibição de árvore também está disponível. Instale com:
sudo apt-get install gtkorphan
 
Usando GTKOrphan.

 

BleachBit

Você quer ir mais fundo e limpar caches e dados não utilizados de seus aplicativos também? BleachBit permite aos usuários remover lixo de arquivos como histórico, cache, arquivos temporários, registros, relatórios de falhas, etc. Basta selecionar as caixas que correspondem a uma ação de manutenção e clique no botão vermelho localizado no canto superior esquerdo para remover os arquivos.
 

BleachBit

Clicando sobre a lupa primeiro você obterá uma visão geral do que será removido e quanto espaço em disco será liberado após a conclusão de todas as operações.
 
BleachBit Magnifier.

Tenha cuidado com o que você selecionar, como às vezes o espaço de armazenamento adquirido é necessário para o carregamento da reconfiguração de preferências de aplicativo, reenchimento de cache dos dados lhe poupando tempo diariamente.

Use Ubuntu Tweak

Ubuntu Tweak é outra ferramenta de manutenção muito útil. Exibindo os ganhos de armazenagem e os nomes dos pacotes fornece discernimento suficiente para que o usuário tome uma ação com bastante confiança e segurança. Basta assinalar as caixas que correspondem à remoção de um item e, em seguida, pressione o botão "clean", localizado no canto inferior direito. Você não vai encontrar Ubuntu Tweak em repositórios padrão da sua distribuição, assim você vai ter que baixar o pacote .deb do site.
 
Ubuntu Tweak

Conclusão

Como você pode ver, existem várias ferramentas que podem ajudar o usuário Ubuntu manter um sistema "limpo", enquanto a funcionalidade de um muitas vezes se sobrepõe a outra, sendo que isso fica a critério do usuário. Quase todas estas ferramentas de "limpeza" têm a preocupação de liberar espaço em disco, que, com o uso mais amplo de SSDs tornou-se novamente relevante. Enquanto tudo que exibimos neste post é seguro e normalmente não devem causar problemas, há sempre um risco envolvido quando as ferramentas detectarem automaticamente os arquivos considerados "desnecessários". Sendo assim, use estes procedimentos por sua própria conta e risco.
🎓 Você gostaria de aprender mais e se tornar um profissional qualificado?
👉 Conheça o treinamento PHP Developer


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Ebook Grátis

Tecnologia do Blogger.