26/02/2017

Linux Mint 18 é para novatos?



Para aqueles que não sabem, Linux Mint 18 é uma distribuição baseada no Ubuntu. Seu objetivo é fornecer um sistema operacional moderno, estável e atualizado para os usuários finais.
Eles iniciaram o projeto em 2006 e hoje é a 1º mais famosa distribuição de Linux em todo o mundo.

O Linux Mint 18 veio em duas interfaces diferentes, uma com interface MATE e outra com Cinnamon. A segunda é reconhecida como a principal interface para o sistema operacional.
  

A versão 18 veio com muitas mudanças e atualizações que incluem:

    X-apps : esses aplicativos são originalmente aplicativos GNOME, mas bifurcados pelos desenvolvedores Linux Mint, a fim de manter uma melhor compatibilidade com ambas as interfaces Cinnamon e MATE, que incluem Xplayer, Xedit, Xviewer, Xreader e Pix.
    Cinnamon Interface 3 :  vem com muitas atualizações como melhor suporte para GTK + 3.20 e melhorias de gerenciamento de janelas.
    MATE Interface 1.14 : o ambiente de desktop clássico forked do GNOME 2.X, agora ele suporta melhor GTK +.
    Mint-Y : tema que é baseado no tema "Arc" de ícones.
    O gerente de atualização foi redesenhado e as funções principais tornadas mais rápidas. Uma nova seção para versões do kernel foi introduzida e os níveis de atualização foram ajustados para melhor.
    Há um novo conjunto de papéis de parede agradáveis.
    As mesmas atualizações ocorridas no Ubuntu 16.04, usando apt em vez de apt-get, por exemplo.
   

Análise do Linux Mint 18


Depois de baixar a nova versão, escolhi o ambiente de trabalho Cinnamon, pois é a versão principal projetada para computadores modernos (o MATE também é oficial e principal, mas é mais clássico e ideal para hardware mais antigo).

Depois de inicializar a partir de um pendrive, por exemplo, você verá uma interface de desktop bem agradável.


 
Funcionou bem e o processo de inicialização levou apenas 15 segundos pelo dispositivo USB. Comecei então a explorar e abrir alguns aplicativos para ver a situação do Linux Mint 18.

O menu de contexto na área de trabalho oferece um monte de opções e é bem concebido.
Os papéis de parede padrão são bons e bem escolhidos e o desktop é personalizável.




Uma das principais características das interfaces Cinnamon é ser personalizável; Você pode ver claramente a partir da interface do centro de controle e buscar quase tudo a partir dele.

Para um conteúdo mais aprofundado, sugiro que assista uma vídeo aula grátis!


 
O Cinnamon tem seu próprio gerenciador de arquivos chamado "Nemo", que foi bifurcado do gerenciador de arquivos original "Nautilus" para a interface do GNOME. É rápido, bonito e também personalizável ao mesmo tempo.


Mencionamos anteriormente sobre "X-apps", um novo conjunto de aplicativos projetados para o Linux Mint desktop, a fim de manter a compatibilidade com as interfaces MATE e Cinnamon. Agora eles são apenas "braços" dos aplicativos originais do GNOME com a mudança da marca apenas. Você não vai notar qualquer diferença por si só e é por isso que eles foram desenvolvidos. Para dar a mesma experiência das atualizações da equipe do GNOME.

 
Agora, uma das principais características também para o Linux Mint que difere de outras distribuições são suas aplicações especiais; O gestor de atualizações, o gestor de carregamento, o centro de software e todas as outras aplicações desenvolvidas pela equipe do Linux Mint.

O Centro de Software do Mint é um bom programa gráfico para instalar softwares. Foi originalmente bifurcado do Centro de Software do Ubuntu, mas muito funcional e eficaz na instalação de software.

 
Se você quiser manipular pacotes em vez de programas, você pode usar o "Gerenciador de Pacotes Synaptic", que não é desenvolvido pela equipe da Mint, mas é uma ótima ferramenta para pesquisar e instalar pacotes.

Há também um aplicativo chamado "Fontes de Software", que permite modificar e gerenciar repositórios de software e espelhos facilmente. Também oferece algumas opções extras e correções em caso de falha. Você pode testar e escolher o mais rápido espelho disponível para sua localização e adicionar PPA & Repositórios em poucos cliques.

 
O gerenciador de atualizações no Linux 18 tem um monte de mudanças; Desde sua interface até seu núcleo interno, foi adicionado um novo recurso que permite controlar a versão do kernel Linux que você deseja usar.


 
Um pequeno programa de backup e restauração está disponível também, no entanto, quando escolhemos a opção "Selecionar Backup de Software" e escolhemos o destino que queremos, o programa - infelizmente - fechou. Não sei se este é um bug conhecido ou um problema Relacionado ao nosso teste sozinho.


Se você deseja pesquisar e instalar drivers de hardware em seu sistema operacional, a Mint pode oferecer isso também usando um gerenciador de drivers, que procura automaticamente drivers de hardware disponíveis e pergunta se você deseja instalar qualquer um deles.

  
O Gufw já está instalado no Mint 18 (não desenvolvido por eles). Você pode usá-lo se você quiser mais recursos de segurança para o seu desktop.


Conclusão Sobre o Linux Mint 18

Em geral, o Linux Mint 18 é uma distribuição que surpreende pelas interfaces especiais, aplicativos, temas e ajustes. Torna-se dessa forma, uma boa escolha para iniciantes em Linux.

Mesmo se você for um usuário avançado em Linux, e estiver procurando por uma distribuição estável e totalmente funcional para trabalhar, a Mint é uma ótima opção.

Contudo, há pequenas coisas a serem corrigidas e melhoradas no Linux Mint. Mais interfaces gráficas de usuário devem ser desenvolvidas para cobrir outras áreas de uso e bugs em programas já existentes devem ser resolvidos. Enfim, há muito trabalho a ser feito.

🎓 Você gostaria de aprender mais e se tornar um profissional qualificado?
👉 Conheça o treinamento PHP Developer


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Ebook Grátis

Tecnologia do Blogger.