31/05/2017

Como instalar Linux Mint dual boot com Windows


Além do Linux Mint possuir uma excelente área de trabalho, também é uma boa opção como substituto ao Windows. Com os problemas de segurança do Windows, como o recente ataque do vírus ransomware WannaCry, as pessoas estão começando a explorar alternativas de sistema operacional.
Percebemos uma série de dúvidas de como mudar do Windows para o Linux mais recentemente. Saiba entretanto, que você não precisa ser especialista em Linux para instalar o Mint em um PC com Windows. Continue lendo este artigo e veja como fazer isso.


Download Linux Mint

Primeiro, você precisa testar o Linux Mint antes de mudar definitivamente. Felizmente, ao contrário de outros sistemas operacionais, as distros de Linux como a Mint, facilitam a execução de testes antes de instalá-lo.
Para fazer isso, primeiro você precisará baixar uma cópia do Linux Mint, que vem com várias opções de desktops diferentes, como KDE, MATE e Xfce. Neste artigo, vou falar da área de trabalho padrão Cinnamon 3.2. Se você tem um PC 2012 ou mais novo, recomendo que você baixe a versão de 64 bits Linux Mint 18.1 Serena Cinnamon.

REQUISITOS MÍNIMOS DE HARDWARE:
  • 512MB de RAM (1GB recomendado).
  • 9 GB de espaço em disco (recomenda-se 20 GB).
  • Resolução de 1024 × 768
Download Linux Mint 18.1

Prepare suas ferramentas

O arquivo ISO de download possui o tamanho de 1.5GB. Se você não possui um programa gravador ISO, recomendo programas grátis em Windows, como ImgBurn para unidades óticas e Yumi para dispositivos USB.
Outras boas escolhas são LinuxLive USB Creator e UNetbootin.
A menos que você esteja preso a um PC antigo que não inicializará a partir de uma placa USB, recomendo usar uma unidade flash USB. Você pode executar o Linux a partir de um DVD também, apesar de ser mais lento.

Testando o Linux Mint

Depois de instalar o programa gravador e ter o último arquivo ISO Linux Mint na mão, use o programa para queimar a imagem ISO no seu disco ou em sua memória USB. Se você estiver usando um DVD - Mint é muito grande para caber em um CD - verifique posteriormente se seu disco não possui erros de gravação.
Muitos usuários iniciantes podem se decepcionar na instalação do Linux, justamente por não saberem que o problema pode estar na gravação do DVD.
Com um dispositivo USB (Pendrive), você pode configurá-lo como armazenamento permanente para que assim possa armazenar programas e arquivos nele. Desta forma, você pode transportar o Linux e usá-lo como um sistema operacional walk-around em palestras, conferências e bibliotecas!
Em seguida, coloque o seu disco ou USB no PC e reinicie. Em seguida, pressione a tecla de função especial e instrua o firmware da máquina (UEFI) para inicializar a partir do DVD apropriado ou unidade USB (as teclas de função especiais geralmente são F12, F10 ou F2, dependendo do fabricante da placa-mãe), provavelmente você encontrará também a mensagem com as teclas "esc" ou "delete". Se você não ver da primeira vez, não se preocupe com isso. Basta reiniciar e tentar novamente.
Depois de chegar ao SETUP, procure no menu o item "Boot", "Boot Options" ou "Boot Order". Se você não ver nada com a palavra "inicialização", verifique outras opções de menu, como "Opções avançadas", "Recursos avançados da BIOS" ou "Outras opções". Depois de encontrá-la, defina a ordem de inicialização para que seja a partir da unidade de CD / DVD ou de uma unidade USB.
Uma vez que seu PC esteja configurado para inicializar primeiro a partir da unidade alternativa, insira seu DVD ou USB e reinicie. Em seguida, selecione "Iniciar Linux Mint" no primeiro menu. E, a partir daí, você estará executando o Linux Mint.

Neste modo, você ainda não instalou nada no seu PC. Esta é uma oportunidade de testar o Mint.
Usando uma unidade de DVD, o Mint poderá ficar um pouco lento, mas poderá lhe dar uma ideia inicial de como funciona esta interface.

Instalando o Linux Mint

ATENÇÃO: Se você quiser instalar o Linux Mint, primeiro faça um backup completo do seu sistema Windows. Instalar o Linux da maneira que eu descreverei não deve prejudicar sua instalação do Windows, mas é melhor prevenir.
Em seguida, certifique-se de que o seu PC esteja conectado à Internet e dispõe de pelo menos 8GB de espaço livre em disco. Isso foi feito, reinicie o Linux novamente. Depois de exibir o Mint, uma das opções de ícone à esquerda será a instalação do Mint. Clique duas vezes nele.
Surgirá a opção de idioma de instalação e após, clique em "Continuar".


Na próxima etapa você terá a opção de instalar os codecs e drivers proprietários no sistema (lembrando que poderá fazer isso após a instalação do Linux Mint), basta apenas marcar a opção "Instalar softwares de terceiros para gráficos e hardware Wi-Fi, Flash, MP3 e outras mídias"; com isso, o processo de instalação do Linux Mint será um pouco mais demorado, já que será necessário baixar os pacotes necessários pela internet.

A única opção crítica será no momento da partição do seu disco rígido.
Particionar um disco rígido pode tornar-se muito complicado, mas, felizmente, há uma escolha fácil que permitirá que você inicie o dual boot com Windows e Linux Mint. Simplesmente escolha a primeira opção no menu Tipo de Instalação: "Instalar o Linux Mint ao lado do Windows".


Este procedimento irá instalar o Linux Mint em dual boot e deixará o Windows totalmente intacto. Em seguida, será solicitado o quanto deseja reservar de espaço em disco para sua instalação atual. Escolha também qual sistema operacional deseja inicializar por padrão. Não importa qual deles você escolher, você receberá alguns segundos para mudar para o outro sistema operacional sempre na inicialização.
Agora vamos criar o layout da partição para Linux Mint 18. Eu recomendaria que você criasse três partições, uma para / (root), uma para / home e uma para swap.
Primeiro, crie a partição swap. Selecione o espaço livre e toque no ícone + abaixo. Nesta partição, use as seguintes configurações e pressione OK para criar a partição.


Usando as mesmas etapas acima, crie a partição / (root) com as configurações abaixo:


Finalmente, crie a partição /home com as configurações abaixo (use todo o espaço livre disponível).


Depois de terminar de criar o layout da partição, selecione o Windows Boot Manager como o dispositivo para instalar o carregador de inicialização Grub e pressione o botão Instalar agora para confirmar alterações no disco e prosseguir com a instalação.
Em seguida, uma nova janela pop-up irá perguntar se você concorda em fazer mudanças no disco. Clique em Continuar para aceitar alterações no disco.


Na próxima tela escolha a localização mais próxima do mapa e pressione Continuar.


Em seguida, você deve selecionar o layout do teclado e clicar no botão Continuar.
Digite um nome de usuário e uma senha para a conta com privilégios de root, escolha o nome do host do sistema e pressione Continuar para finalizar o processo de instalação.
Depois que todo o processo de instalação tiver terminado, você pode reinicializar o Linux Mint.
O sistema inicializará primeiro no Grub, com o Linux Mint como a primeira opção que será iniciada automaticamente após 10 segundos.
Em computadores com firmware UEFI mais recente, o carregador de inicialização Grub não será exibido por padrão e a máquina iniciará automaticamente no Windows.

ATENÇÃO: A primeira coisa a fazer depois disso é atualizar seu sistema para o software mais recente. Ao contrário do Windows, ao atualizar o Mint, você estará atualizando não apenas seu sistema operacional, mas todos os outros programas, como o navegador da Web padrão, o Firefox; a suíte de escritório LibreOffice; e assim por diante.
Para fazer isso, clique no ícone de escudo na barra de menus. Por padrão, a barra estará na parte inferior da tela e o ícone estará à direita. Ele irá solicitar sua senha e perguntar se você deseja realmente atualizar seu sistema.
Se preferir usar o terminal com privilégios de root, poderá usar os comandos abaixo:
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get upgrade
Agora sim você estará pronto para fazer um teste real em seu novo Linux Mint!

🎓 Você gostaria de aprender mais e se tornar um profissional qualificado?
👉 Conheça o treinamento PHP Developer


Share:

3 comentários:

  1. Eu fiz a instalação do Linux Mint no Pen drive e na bios, deixei ele como primeira opção, aí quando reinicia aparece: reboot and select proper boot device, tentei com um CD com Ubuntu e também não reconheceu, alguma ideia ?

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo.
    Fiz todos os procedimentos com sucesso, mas o icone Install Linux Mint no desktop do mint nao funciona.
    O que pode ser.....Ja refiz varias vzs e nada....
    Muito Obrigado

    ResponderExcluir

Ebook Grátis

Tecnologia do Blogger.