Mesmo sendo usuário de Linux, você já se perguntou se deveria se preocupar com o ataque do malware Wannacrypt?
De fato, todos os sistemas operacionais como o Unix, como o macOS, o FreeBSD e outros, não são vulneráveis à falha. No entanto, você deve tomar cuidado se você estiver usando o software Samba em Linux ou Unix como sistema. Certifique-se de desativar a versão 1 SMB em clientes Windows.O WannaCrypt / WannaCry tem como alvo o sistema operacional Microsoft Windows. O ataque se espalha por e-mails de phishing, mas também usa o exploit EternalBlue e backdoor DoublePulsar desenvolvido pela Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA). Se você estiver usando sistemas operacionais mais antigos e não suportados, como o Windows XP e o Windows Server 2003, você ficará infectado. Todos os seus arquivos serão criptografados. Para obter de volta seus arquivos, você precisa pagar o resgate em Bitcoins. A Microsoft lançou atualizações de software para Windows XP e Windows Server 2003. Você deve aplicar esses patches o mais rápido possível.
Em suma, os usuários do Linux não são afetados por esse ataque.
Como se proteger dos ataques de ransomware
Eu recomendo que todos devem fazer o seguinte, independentemente do sistema operacional:- Faça backup de todos os seus arquivos e dados regularmente. Idealmente, você deve fazer três cópias de seus dados de backup em dois meios diferentes. Uma cópia de backup deve estar offline o tempo todo.
- Faça o patch de seu sistema incluindo BIOS e drivers de dispositivo
- Ativar atualizações automáticas
- Não use software desatualizado e não suportado
- Ative o firewall em seu roteador e computador
- Você deve ativar o software antivírus no Windows
- Todo usuário do Windows XP deve atualizar para a versão mais recente do Microsoft Windows, como o Windows 10. Todo o usuário do servidor Windows 2003 deve atualizar para a versão mais recente do Windows server
- Evite usar software pirata
👉 Conheça o treinamento PHP Developer
0 comentários:
Postar um comentário