O Tiny Core Linux 8.0 é um sistema operacional Linux minimalista construído a partir do zero com um foco em ser tão pequeno quanto possível.
Isso significa que você deve ser capaz de executar esta distro Linux em uma ampla gama de máquinas antigas.
O Core Project baseia-se num sistema altamente modular com extensões ou aplicações de compilação da comunidade. O projeto principal não fornece uma área de trabalho completa. Você tem que fazer ajustes para o sistema operacional conter o que você quer.
O Tiny Core não é uma boa opção para usuários iniciantes em Linux. Além disso, ele não suporta todo o hardware completamente. Ele fornece apenas os componentes essenciais necessários para inicializar em um desktop X mínimo, geralmente com acesso à Internet com fio. Não é muito bonito.
Ele também possui alguns pontos a seu favor, no entanto. Ele dá ao usuário controle completo sobre quais aplicativos e hardware fazem parte do sistema operacional. Outra vantagem é que você pode usá-lo de forma bastante flexível para um computador desktop, um netbook ou um servidor. Um terceiro ponto forte é que todo o software que você precisa está disponível nos repositórios on-line do projeto.
Se você não tem intimidade com tarefas básicas de compilação, você pode adicionar quase tudo o que você precisa usando as ferramentas fornecidas pelo sistema.
O Linux "magro"
A família Tiny Core Linux oferece uma variedade de desktops leves. No entanto, a quantidade de escolha que você obtém depende de qual das três versões você quer baixar.
Em todos os casos, o componente de área de trabalho é muito nua. É composto de uma barra de ferramentas moderadamente funcional ao longo da parte inferior. Caso contrário, você não perceberia que existe uma interface.
Com a área de trabalho do Openbox, uma barra de painel se estende pela parte superior da tela. Por padrão, ele contém quatro desktops virtuais exibidos em um applet switcher. Ele também exibe a data e hora junto com aplicativos abertos.
No entanto, os outros desktops leves apenas permitem que você clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar da tela para abrir um menu de ferramentas com aplicativos simples.
Devido à pequena pegada do Tiny Core, ele carrega muito rápido. No entanto, sem um recurso de memória persistente, você deve instalá-lo a partir de um CD gravável ou unidade USB para que você possa salvar as alterações de configuração.
As 3 opções
O Core Project consiste nos componentes principais para obter o SO inicializado. Depois disso, adicione os aplicativos e serviços desejados.
Três diferentes núcleos x86 você pode escolher: Core, TinyCore e Core Plus é a imagem de instalação.
Core (11 MB) é o sistema base. Ele fornece apenas uma interface de linha de comando voltada para usuários experientes do Linux. Ferramentas de linha de comando são fornecidas para que você possa adicionar aplicativos. Isso permite que você crie um sistema com um ambiente de trabalho gráfico. Este nível de Tiny Core é ideal para servidores e desktops personalizados.
TinyCore (16 MB) é um sistema operacional Linux em que você pode obter ferramentas básicas do sistema de trabalho. Ele fornece uma conexão de rede com fio, juntamente com o sistema básico Core, mais extensões X / GUI para um ambiente gráfico de desktop FLTK / FLWM dinâmico.
CorePlus (106 MB) é o mais próximo que você vai chegar a um desktop Linux para uso portátil. Se você
está procurando algo parecido, comece com este download ISO.
Ele tem uma imagem de instalação que permite inicializar a partir de um disco rígido ou unidade USB de armazenamento. Inclui FLWM, JWM, IceWM, Fluxbox, Hackedbox e Openbox.Para o usuário típico que procura um SO Linux totalmente funcional, ou para usar em computadores antigos e poucos recursos, CorePlus é a versão ideal. Ele inclui o sistema Core básico com ferramentas de instalação e disponível sete gerenciadores de janelas muito leves.
Isso tudo no mesmo lugar. Você seleciona a opção de ambiente na inicialização. Você também pode selecionar suporte sem fio através de muitos arquivos de firmware, além de suporte de teclado e uma ferramenta de remasterização.
Primeira providência
Use o gerenciador de pacotes para baixar aplicativos. Ele irá incluir dependências necessárias automaticamente. Encontrar o que você precisa é o seu primeiro problema - tudo está em ordem alfabética. A ferramenta de software ainda não possui grupos de categorias básicas de títulos de aplicativos.Clique no ícone do menu na barra de ferramentas principal do TinyCore. Em seguida, clique no botão APPS no canto superior esquerdo e selecione Cloud (Remote) para ver uma lista de todos os aplicativos no repositório.
Os nomes dos programas são enigmáticos. Selecione um nome na coluna da esquerda para ver detalhes básicos do aplicativo e uma descrição resumida na coluna direita.
Clique no pacote desejado e selecione como deseja integrar o aplicativo. Você tem quatro opções:
- O OnBoot = instala de modo que o aplicativo seja executado automaticamente após o boot.
- OnDemand = instala o aplicativo para que seja executado somente quando você iniciá-lo manualmente.
- Download + Run = instala o aplicativo e o executa em seguida.
- Download = Só baixa o pacote, mas não o instala.
Modo de instalação
Ao contrário de outras distribuições Linux como o Puppy Linux, o Tiny Core Linux não tem opções de memória como se estivesse sendo executado no modo Live a partir do CD. Para preservar seus aplicativos e dados de programa adicionados, você deve usar a ferramenta de instalação do ambiente Live.O instalador fica na barra de ferramentas e lê o local da sessão Live, provavelmente um CD. Você seleciona o método de instalação desejado. As opções são:
- modo Simples (Frugal), você instala no disco rígido existente;
- numa unidade USB-HDD externa;
- uma unidade USB / ZIP.
Há também as opções que permitem marcar a partição ativa / inicializável; e instalar um carregador de inicialização. Isso fará com que a inicialização dupla seja mais adequada se você instalar o Tiny Core em um computador com um sistema operacional existente.
Cuidado: A inicialização dupla é possível, mas pode ser altamente problemática. Uma opção melhor é a instalação simples.
Conclusão
O Tiny Core está disponível para processadores ARM, x86 e x86_64 e pode não ser aplaudido como as demais distribuições Linux mais famosas. No entanto, se você preferir dizer ao seu sistema operacional o que fazer, em vez de o contrário, esta distro pode ser uma alternativa interessante.Fiquei impressionado com a velocidade e simplicidade do Tiny Core. É uma variante do Linux que pode deixá-lo trabalhar normalmente sem aquelas firulas de uma interface mais aprimorada. É também um SO acessível e minúsculo muito apropriado para mexer. É uma opção ideal para os usuários que procuram por ambientes de desktop clássicos e extremamente leves.
🎓 Você gostaria de aprender mais e se tornar um profissional qualificado?
👉 Conheça o treinamento PHP Developer
0 comentários:
Postar um comentário