14/07/2017

Como programar em Shell Script?


Saiba um pouco sobre scripts bash ou shell scripting e como escrever seu primeiro script bash! Na verdade, eles são chamados de shell scripts de modo geral, mas neste artigo vamos utilizar o bash.
A idéia de um script bash é a capacidade de inserir vários comandos e lidar com os resultados de cada comando. O shell permite que você execute vários comandos em uma única etapa.
Se você quer executar dois comandos juntos ou mais, pode digitá-los na mesma linha, separados por um ponto-e-vírgula como no exemplo abaixo:

pwd ; whoami

Na verdade, o que você digitou é um script bash !!
Este script simples usa apenas dois comandos bash shell.
O comando pwd é executado primeiro, exibindo o diretório de trabalho atual seguido pela saída do comando whoami, mostrando que usuário está logado atualmente.
Usando esta técnica, você pode juntar tantos comandos quanto desejar.
Entretanto, isso tem um problema. Você precisa inserir o comando no prompt de comando toda vez que for executá-lo. Agora, se você salvar os comandos em um arquivo executável, tornará este processo bem mais simples, não é? Isso é chamado de script bash.
Curso Programação Shell Script

Bash Script Shebang

No terminal, digite o comando para abrir um editor de textos. No exemplo, utilizarei o programa gedit.
A primeira linha ao escrever um script bash é o (#!) seguido pelo shell que você usará.
O sinal de libra seguido do ponto de exclamação é chamado shebang.

#!/bin/bash

No script bash, o sinal da libra (#) é usado para comentar uma linha que não é processada pelo shell. No entanto, a primeira linha de qualquer arquivo de script de shell é diferente. Esta linha especifica o shell que usaremos, que é o bash shell no nosso caso.
Os comandos do shell são inseridos um por linha e você pode escrever um comentário adicionando o sinal de libra no início do arquivo como este:

#!/bin/bash
# Esta linha é um comentário
pwd
whoami

Você pode usar o ponto-e-vírgula e colocar vários comandos na mesma linha se desejar, mas é preferível escrever comandos em linhas separadas, porque isso tornará mais simples para entendimento.

Definir permissão de script

Depois de escrever seu script bash, salve o arquivo como por exemplo: meuscript.

Agora, tudo o que você precisa fazer é configurar esse arquivo para ser executável, caso contrário, ele dará permissões negadas. Você pode verificar como definir permissões usando o comando chmod.

chmod +x ./meuscript

Estando no terminal, na mesma pasta onde salvou o arquivo (/home/user) tente executá-lo simplesmente digitando no shell:

./meuscript

Veja o resultado!


Imprimir mensagens na tela

Para impressão de texto no terminal usamos o comando echo.
Edite nosso arquivo e digite isso:

#!/bin/bash
# Esta linha é um comentário
echo "O diretório atual é:"
pwd
echo "O usuário logado é:"
whoami

Salve e execute novamente o comando no terminal:

./meuscript


Neste artigo você aprendeu a executar comandos bem simples no terminal que exibem mensagens na tela do seu Linux.
Em busca de segurança as empresas estão cada vez mais migrando para o Linux e isso faz com que os profissionais que vão atuar nessas empresas se preparem da melhor forma possível.
Então, hoje não basta apenas saber mexer no Linux, é preciso entender como funciona a programação em Shell Script para fazer com que ações possam ser executadas da melhor forma possível sem roubar tanto tempo do profissional.

🎓 Você gostaria de aprender mais e se tornar um profissional qualificado?
👉 Conheça o treinamento Programação em Java curso completo 


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Ebook Grátis

Tecnologia do Blogger.