08/07/2017

Debian 9 "Stretch" lançado

O Debian 9 "Stretch" já está disponível em dedicatória ao fundador do projeto, Ian Murdock, que faleceu em 28 de dezembro de 2015." Há muitas mudanças neste lançamento, incluindo uma mudança para o MariaDB, o retorno do Firefox e do Thunderbird sob esses nomes, um servidor X sem root e muito mais.
Em "Stretch", a variante MySQL padrão agora é MariaDB. A substituição de pacotes para o MySQL 5.5 ou 5.6 pela variante MariaDB 10.1 acontecerá automaticamente após a atualização.



História do Debian

Debian é uma das distribuições Linux mais antigas e populares existentes – considerada por muitos “a mãe de todas”. A primeira vez anunciada, foi em 1993 por Ian Murdock (falecido em dezembro de 2015). Ela começou como um grupo pequeno de desenvolvedores de Software Livre e cresceu gradualmente para se tornar uma comunidade grande e bem organizada de desenvolvedores e usuários.
Sua popularidade se deu devido a alguns números: atualmente, vem com mais de 50.500 pacotes (softwares pré-compilados e empacotados em um formato amigável, o que faz com que sejam de fácil instalação em sua máquina) e deu base para mais de 100 novas distribuições Linux (como o Ubuntu).
Sua versão estável é exaustivamente testada, o que o torna ideal para servidor (segurança e estabilidade). Além dessa versão, existem versões unstable e testing.

Melhorias do sistema e pacotes

Firefox e Thunderbird retornam ao Debian com o lançamento de "Stretch", em substituição a suas versões Iceweasel e Icedove, que estiveram presentes há mais de 10 anos.
Os administradores e aqueles em ambientes sensíveis à segurança podem ficar mais tranquilos ao saberem de que o sistema de exibição X não requer mais Privilégios "root" para executar.
A versão "Stretch" é a primeira versão do Debian para caracterizar o ramo "moderno" do GnuPG no pacote "gnupg". Isso traz consigo criptografia da curva elíptica, melhores padrões, arquitetura mais modular e suporte de cartão inteligente aprimorado.
Os pacotes de depuração são mais fáceis de obter e usar no Debian 9 "Stretch". Um novo repositório "dbg-sym" pode ser adicionado à lista fonte APT para sincronizar símbolos automaticamente para muitos pacotes.
O UEFI ("Unified Extensible Firmware Interface") suportado primeiro em "Wheezy" continua a melhorar muito em "Stretch", e também suporta a instalação no firmware UEFI de 32 bits com um processador de núcleo 64 bits. As imagens Live do Debian agora incluem suporte para o arranque UEFI como uma nova característica também.

Download do Debian 9

Se você quiser simplesmente testar o Debian 9 "Stretch" sem instalá-lo, você pode usar uma das imagens Live disponíveis que carrega e executa o sistema operacional completo em um estado somente de leitura por meio da memória do seu computador.
Se você gostar do sistema operacional, você tem a opção de instalar a partir da imagem Live no disco rígido do seu computador. A imagem Live está disponível para CDs, USB sticks e configurações do netboot. Inicialmente, essas imagens são fornecidas apenas para as arquiteturas amd64 e i386.
Mais informações estão disponíveis na seção de imagens de instalação Live do Site Oficial Debian.

Download LiveCD Debian 9

Você quiser instalar o Debian 9 "Stretch" diretamente no disco rígido do seu computador, você pode escolher entre uma variedade de mídias de instalaçãocomo Blu-ray Disc, DVD, CD, USB stick ou via rede interna.Vários ambientes de desktop - GNOME, KDE Plasma Desktop eAplicativos, LXDE e Xfce - podem ser instalados através dessas imagenscom a seleção desejada escolhida nos menus de inicialização da instalação. Além disso, CDs e DVDs de arquitetura múltipla estão disponíveis, com suporte a instalação de múltiplas arquiteturas a partir de um único disco. Ou então você pode criar uma mídia de instalação USB inicializável. Para os usuários da nuvem, o Debian também oferece imagens OpenStack pré-construídas para arquiteturas amd64 e arm64, pronto para usar.

Download Debian 9 (install)
Download Debian 9 (openstack)

Debian 8 para Debian 9 – Atualização

Atualizações para o Debian 9, da versão anterior Debian 8 “Jessie”, são geridas automaticamente pelo gerenciamento de pacotes padrão do Debian (APT-GET). Como sempre, os sistemas Debian podem ser atualizados sem maiores complicações. Contudo, é fortemente recomendado ler as notas de lançamento, bem como o guia oficial de instalação para evitar possíveis problemas.
Passos para a atualização
Antes de continuar, tenha certeza de que seu sistema atual está totalmente atualizado:
apt-get update
apt-get upgrade
apt-get dist-upgrade

Agora, faça backup do arquivo source.list:
cp /etc/apt/sources.list /etc/apt/sources.list_backup

Assim, atualize o repositório do ‘stretch':
sed -i ‘s/jessie/stretch/g’ /etc/apt/sources.list

Por fim, atualize para o Debian 9:
apt-get update
apt-get upgrade
apt-get dist-upgrade

🎓 Você gostaria de aprender mais e se tornar um profissional qualificado?
👉 Conheça o treinamento Programação em Java curso completo 


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Ebook Grátis

Tecnologia do Blogger.